Situação no Sindipetro-NF utiliza aparato do sindicato na disputa eleitoral.

Por Oposição NF – Chapa 2 

Sede do SindiPetro-NF: um sindicato dominado pelo peleguismo corrupto.

Abuso do poder econômico, distribuição de brindes e camisetas, mulheres contratadas como cabos eleitorais em busca de eleitores nos aeroportos, com clara conotação machista e uso da máquina para se manter no poder a qualquer custo. Nas eleições do Sindipetro-NF, essa é a marca registrada da Chapa 1, a chapa da situação (CUT, CTB, Articulação-PT, PCdoB e Governo).

Essa conduta, que mancha a democracia e a lisura da disputa, vem acompanhada de um “mar de lama” visto cotidianamente em eleições oficiais, onde políticos corruptos com a finalidade de se perpetuar no poder, propositalmente das mais baixas acusações, para impedir o debate de ideias e propostas afim sufocar a insatisfação da população numa poderosa tsunami de sujeiras e baixaras. Na categoria petroleira não é diferente.

A “justiça” do processo eleitoral do Sindipetro-NF é a comissão eleitoral. Assim como ocorre nas demais áreas da sociedade, em que a justiça está a serviço daqueles que oprimem os trabalhadores, no Sindipetro-NF a “justiça”, leia-se Comissão Eleitoral, também não está a serviço da categoria. Pelo contrário, cumpre um papel de fiel escudeiro da chapa da situação, a chapa 1, há 15 anos no poder.

Já denunciamos como foi o processo de seleção da junta eleitoral, formada por cinco membros – todos vinculados à chapa da situação. A ausência de massas organizadas de trabalhadores desde suas bases, aliada a “peculiaridades” das condições de funcionamento das assembleias, as quais foram decisivas naquele momento, hoje ajuda entender o porquê da nossa junta eleitoral trabalhar de modo tão afinado com todos os métodos e táticas da chapa da situação.

Com base neste propósito, cassaram um de nossos candidatos apto a participar do pleito; não punem os sites apócrifos editados pela chapa 1 a fim de espalhar mentiras caluniosas e boatos; alteram horário e itinerário de urnas, etc.

Além disso, já são notórios os vícios inseridos no processo eleitoral do Sindipetro-NF. Exemplos não faltam e as listas de votação ilustram essa realidade. Elas são organizadas fora de ordem alfabética e em duplicata, uma vez que oficialmente a junta não sistematiza as listagens eliminando os nomes em duplicata que já votaram no pleito:

– Uma pessoa tem a sua disposição 26 urnas em 21 dias de eleições, possíveis de serem votadas!

– A comissão não acata nenhum pedido ou recomendação da chapa de oposição e, pior, torna-se o braço oficial da chapa 1 na tentativa de impedir a construção de uma nova direção!

Por outro lado, tudo isso demonstra que a oposição já obteve uma grande vitória: construímos a melhor chapa destas eleições por conta de sua diversidade, pluralidade de pensamentos e alicerce na base da categoria. Temos uma grande maioria de militantes e apoioadores independentes, ou filiados ao PT, PSOL, PSTU e PV, todos almejando mudanças no sindicalismo da região para um mais democrático, atuante e independente dos governos, partidos e patrões. É uma chapa apartidária e não anti-partidária!

O debate que tentam ofuscar com o mar de camisetas laranjas é a defasagem salarial da categoria, as condições inseguras de trabalho e os diretos dos trabalhadores, que estão sendo atropelados em nome do crescimento da empresa.

A chapa do peleguismo: fechadinha com a direção da Petrobrás, contra os trabalhadores.

A categoria merece uma eleição limpa e sem vícios. Apesar das limitações da chapa 2 de oposição, Unidade e Independência, contra o aparato da atual diretoria, entendemos que com o apoio da categoria é possível resgatar um sindicato pra luta e acabar com os seus métodos “pouco ortodoxos” durante a campanha eleitoral. Uma direção que se propnha a dirigir a categoria que produz mais de 80% do petróleo nacional não pode manchar a democracia e transparência desta disputa.

Fiquem atentos, participem da eleição! Precisamos de todo apoio não só para vencer as eleições, mas para fazer valer a vontade da categoria.

Listas de maldades

a) Inventaram que um companheiro da chapa 2, médico do trabalho, fica emitindo CATs sub notificadas. A verdade: o referido companheiro foi por algumas vezes o médico do sindicato inclusive com palestras e tal! Trata-se, portanto, de mais uma calúnia da chapa 1. No site apócrifo criaram um apelido e tentam distorcer os fatos, além de desconhecerem os procedimentos por estarem distante da base.

b) Alegam que no passado defendemos, como eles, a indicação de ex-dirigentes sindicais para ocupação em algumas gerências de importância na empresa. Como os nossos supostos indicados não foram posicionados, nos revoltamos e/ou invejamos. Mentira!

Verdade: Após a vitória de Lula, em 2002, um membro da chapa defendeu a colocação no posto chave da bacia, a gerência geral da UN-BC, um funcionário de carreira para a ocupação deste cargo, sendo que um dos critérios seria o de não ter feito ou praticado punições aos grevistas e ativistas no passado. A ampla maioria da chapa defendeu e HOJE defende a recuperação dos postos de trabalho de importância na empresa a um vínculo com uma carreira de estado, baseado em critérios objetivos, concurso interno no mérito do trabalhador, e/ou mesmo em caso de eleições na categoria, para a ocupação destes postos.

c) A junta eleitoral cassou indevidamente um dos candidatos da chapa 2; mudou itinerário de urna para prejudicar a chapa 2; não coíbe o abuso do poder econômico e a distribuição de brindes, não acatou o pedido da chapa 2 pela realização de um debate público; acata sem prova alguma os maiores absurdos e restrições apresentadas pela chapa da situação; interpõe diversos vícios e obstáculos ao processo eleitoral.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s