1º de Maio, Dia do Trabalhador – Queremos Direitos, Não Migalhas

Por Luciano da Silva Barboza e Jonathan Mendonça (Professores da rede municipal de ensino)

Image
Rio das Ostras é a cidade que mais cresce populacionalmente no país. Mas esse crescimento está longe de ser o mesmo que desenvolvimento e qualidade de vida. Nesse primeiro de maio @s trabalhadores de Rio das Ostras tem mais motivos para se lamentar (ou melhor, lutar) do que comemorar: quando chove as ruas ficam alagadas, falta saneamento básico, as cartas do correio não chegam de forma eficaz nas casas, a cidade só tem um cartório para atender uma população de 105 mil habitantes, o transporte da cidade não funciona adequadamente, ou seja, por tudo isso o dia a dia dos trabalhadores não é nada fácil!

Essa triste realidade tenta ser escondida pela Prefeitura atrás dos grandes shows que ocorrem, como os do aniversário da cidade, para que o povo esqueça das suas dificuldades diárias.

Em ano de eleição tem fartura!

Um estranho fenômeno está ocorrendo na cidade: obras para todos os lados, as crianças voltaram a receber material escolar gratuitamente… Por que nos 3 anos anteriores nada disso ocorreu e agora no último ano do governo esta acontecendo? AH, é ano de eleição! Nesses anos tudo funciona um pouco melhor, para depois da eleição o povo ser esquecido novamente. Estamos cansados de tanta enganação, queremos trabalho digno e uma cidade funcionando bem durante todos os anos!

Percebemos que no Brasil os ricos ficam cada vez mais ricos e o povo permanece na mesma situação precária. Mesmo sendo a sexta maior economia do mundo ocupamos a posição 84 no Índice de Desenvolvimento Humano.

O Brasil é um dos países mais injustos do mundo e Rio das Ostras não é diferente. Vejam vocês, enquanto algumas categorias receberam um acréscimo no salário de 100% (engenheiros, procuradores e arquitetos), os demais servidores tiveram aumento de 10% no ano passado. Não somos contra o aumento dos servidores em 100%, o que queremos é que todos tenham um aumento proporcional.

Privilégios para os amigos do prefeito!

Além da diferença de tratamento dos servidores municipais, o prefeito criou 4 secretarias totalmente inúteis: de Valorização do Ensino, de Gestão Pessoal, de Veículos Oficiais e de Transporte Urbano, que custará R$ 694.306,62. Esse caso é tão absurdo, que fez Rio das Ostras virar motivo de piada nacional, pois o jornalista da Band News FM, Ricardo Boechat, fez duras críticas contra o prefeito Carlos Augusto nesse triste episódio de desperdício de dinheiro público para entregar os cargos para seus aliados políticos nas vésperas das eleições municipais.

A lei que rege este governo é “Aos meus amigos todos os privilégios, aos servidores nem mesmo a lei”. Enquanto há um aumento de 25% dos salários dos secretários do governo os professores ainda exigem o cumprimento da Lei Federal nº 11.738/2008 que garante 1/3 da carga horária reservado para o planejamento de melhores aulas.

Aos trabalhadores nada…

Façamos ouvir a nossa voz!

Nem mesmo o direito de ir e vir das trabalhadoras e jovens está garantido, pois as ruas não possuem iluminação, existem muitos terrenos baldios com matos sem cortar, o que faz que a cidade tenha um número absurdo de estupros (que não são divulgados pela mídia local atrelada ao governo) e as mulheres fiquem com receio de sair de casa.

Não existe espaço para os trabalhadores falarem o que pensam, exemplo disso foi à implementação sem debate na categoria do Plano de Carreira dos servidores municipais. Somos a favor, mas queremos um plano que seja debatido com os trabalhadores para refletir suas necessidades. Se o governo não quer nos escutar, façamos que a nossa voz seja ouvida por todos nesse 1º de Maio.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s