Comércio de legendas?! Não no PSOL!!!

por Jonathan Oliveira

(em memória do Companheiro Benoni Alencar)

“Viva o PSOL do Socialismo
Viva o PSOL do Socialismo
Todo mundo ama, todo mundo sonha
Com um mundo sem capitalismo”
(Benoni Alencar)

Há muito tempo os partidos políticos perderam suas “identidades programáticas”. O que seria o programa, que definiria a digital de um partido, e que faria com que as pessoas votassem neste ou naquele partido (por acreditar mais neste ou naquele programa) esvaiu-se nos acordos de força, no anseio pelos votos de legenda, por maior tempo de rádio e TV no período eleitoral.

No primeiro sentido, seria a identidade do partido quem definiria sua aliança e portanto, estas alianças seriam quase que cristalizadas. Mas (uma vez, um velho barbudo disse que) “no capitalismo, tudo vira mercadoria”. E ao virar mercadoria perde suas características fundamentais para angariar características mercadológicas (ou seja, serem mais facilmente vendidas).

Com a venda das legendas em alta, restou aos comerciantes da vida política ganhar pequenos partidos (e com isso pequenas legendas, e com isso, alguns possíveis votos) para vender aos grandes partidos em coligações que pretendem eleger alguém (ou alguéns) dos partidos maiores, nunca dos pequenos.

Não se iluda com falsos socialistas, menos ainda com partidecos que só existem em épocas eleitorais. PSOL: você tem opção!

Cotidianamente então vemos arcos de coligações cada vez mais esdrúxulos. Presidentes e direções dos partidos pequenos rifam, para aqueles que lhe pagarem a maior quantia, a legenda do partido. Rifam para um candidato que tenha chances reais de ganhar as eleições e, para quem, estes poucos votos somados de vários pequenos partidos pode fazer alguma diferença.

Em muitos lugares tentam fazer o mesmo com o PSOL, um partido que programaticamente é diferente dos outros por ser Socialista (de verdade!) e, portanto, lutar pela liberdade verdadeira e, portanto, lutar contra o capitalismo e, portanto, finalmente, lutar contra este tipo de relação mesquinha da política(gem).

O que diferencia o PSOL dos outros partidos, além do fato de ser socialista é que, por ser socialista, é um partido de militantes ideológicos. Gentes lutadoras que dão grande parte da suas vidas (senão toda a vida) com o intuito de fazer a Revolução Comunista. Gentes lutadoras que estão inseridas nos diversos movimentos sociais e que enxergam no partido uma forma de criar o plano estratégico necessário às reais mudanças pretendidas. Estes camaradas não se vendem e além de não se venderem, não desistem! E além de não desistirem, não aceitam que qualquer grupo de degenerados venha vender a legenda de um partido construído com muita luta e que preserva a história da luta no país (e no mundo), resgatando a memória de tantos lutadores que incutiram sua semente no pasto velho e maltratado do capitalismo e regaram com o suor de sua própria labuta, mas que gerará deste chão, um mundo muito mais bonito.

É por isso, camarada, que ao escolher um partido para vender ou alugar, você deve escolher uma Sigla que esteja aberta a isso. O PSOL não está. Ele é um partido com as portas fechadas para os oportunistas (que queiram reproduzir num partido de esquerda a lógica daqueles de direita e dos que se venderam). E caso você consiga entrar para o PSOL pela janela, com a burocracia capitalista a te ajudar, dará, ao dito popular, com burros n’água, ou melhor, com a cara na parede! Porque temos uma militância vigorosa, como bem dito, que não desiste e que não se vende. E a sua posição vai se tornar insustentável e até mesmo um estorvo para você mesmo: é uma questão de (pouco) tempo.

Se, por outro lado, você enxerga que o capitalismo é o que leva à degradação do ser humano pela exploração do trabalho alheio, pelo lucro acima de tudo, pela opressão das minorias e dos povos… se concorda com isso e quer construir um partido de verdade, um partido que está na luta, que está lutando pela revolução comunista, pela transformação radical das sociabilidades humanas, então você será muito bem vindo! Pra construir a luta! Pra lutar por um mundo melhor!

Jonathan Oliveira é professor, sambista e militante do núcleo PSOL Serramar.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s