Estaria o Vereador Neco (PMDB) cometendo crime eleitoral?!?

Vereador Neco (PMDB), ex secretário de saúde (Gov. Sabino), estaria prestando serviços odontológicos gratuitos – assistencialismo clientelista – em troca de votos numa das comunidades mais pobres de Rio das Ostras.

Na última sexta feira, 17/8, fiscais do TRE em diligência a localidade popularmente conhecida como Portelinha, no bairro Âncora, flagraram uma ambulância odontológica, com materiais de campanha do vereador e candidato à reeleição pelo PMDB, Orlando Ferreira Neto, o Neco e do ex prefeito, atual candidato a prefeito e deputado estadual Alcebíades Sabino.

No momento do flagrante, cerca de 20 pessoas aguardavam atendimento de um dentista e de um auxiliar que foram encaminhados à 128 DP para prestar esclarecimentos. O TRE divulga ainda que encaminhou o caso para o Ministério Público Eleitoral para apreciação de crime eleitoral.

Neco, é vereador em terceiro mandato, pleiteando um quarto, ex secretário de saúde do Governo Sabino (entre 2002 e 2004), é líder do Governo Carlos Augusto na Câmara, presidente da Comissão de Orçamento, foi o candidato mais votado nas últimas eleições e é também vice presidente do PMDB. Neco, que é servidor concursado com técnico em radiologia, mantém já alguns anos dois Centros Sociais na cidade, onde presta serviços de odontologia, atendimento médico, assistência social.

Enquanto, Rio das Ostras apresenta pífios resultados nos índices de saúde bucal, nota menor que 1 no IDSUS (escala de 0 a 10), um agente político que é pago, e muito bem pago, prá fiscalizar a aplicação de recursos públicos e a qualidade dos serviços oferecidos à população, e que também já esteve na condição de gestor, mantém tais serviços assistenciais que deveriam ser fornecidos pela Prefeitura. Com que recursos são mantidos os Centros Assistenciais de Neco? De onde vem esse dinheiro? Ele paga com o seu salário de vereador?

Ambulância Odontológica flagrada com santinhos de Neco e Sabino.

A comunidade da Portelinha, como é chamada, situa-se nas proximidades e entorno do antigo Lixão do município, espremida entre terras que pertencem à empresa Sinal e outros grandes proprietários e especuladores de terra da cidade. Trata-se de uma comunidade de ocupação irregular e desordenada sob o ponto de vista dos padrões formais e legais de construção e uso e ocupação do solo, com condições precárias de habitação e saneamento para seus moradores, são comuns valas de esgoto, ruas enlameadas e esburacadas, não conta com escolas ou postos de saúde nas proximidades. Nessa localidade as taxas de violência são altas com destaque para o sequestro e assassinato de um adolescente de 14 anos, atribuída a policiais militares, em março desse ano (leia aqui).

Ou seja, trata-se uma população em extrema situação de vulnerabilidade social, esquecida durante quatro anos pelo Poder Público municipal, incluindo ao atuais vereadores, que agora, no período eleitoral, é alvo de assédios clientelistas, verdadeiros crimes eleitorais, cometidos por aqueles que deveriam garantir direitos e qualidade de vida para todos os cidadãos do município.

Detalhe é que Neco se orgulha de ser o responsável pela criação do serviço odontológico 24 horas durante sua gestão como Secretário de Saúde.

Neco que já estava enrolado com a impugnação de sua candidatura por conta de problemas nas prestações de contas das campanha anteriores, vem concorrendo graças ao efeito suspensivo da impugnação por ter interposto recurso, agora se complica mais. Ele é um dos nove vereadores que vergonhosamente aprovou a criação de quatro novas secretarias, três delas altamente questionáveis, às vésperas do período de campanha e criou também inúmeros novos cargos comissionados, o que se tornou um escândalo nacional após a denúncia do jornalista Ricardo Boechat na rádio Band News.

Fica uma dúvida importante no ar: será que o candidato Sabino (PSC) estava ciente dessa prática criminosa para obtenção de vantagem eleitoral em prol de candidato da sua coligação e de si mesmo? Será que ele faz uso dessa forma de captação de votos? Sabino já foi processado em 2007 por compra de votos, chegou a ser cassado pelo TRE, entretanto foi absolvido pelo TSE em 2009.

será que os candidatos Neco e Sabino dirão que não sabiam de nada?

É muito importante que a população denuncie casos como esse do vereador Neco. Quem compra voto e concede favores e privilégios para determinados indivíduos é aquele que posteriormente se corrompe e nega os direitos coletivos do povo.

Fontes:

TRE/RJ, Portal Terra, Vereador Neco, IDSUS, DivulgaCand, Observatório de Rio das Ostras

8 Respostas para “Estaria o Vereador Neco (PMDB) cometendo crime eleitoral?!?

  1. É uma vergonha, o q fazem esses políticos de rio das ostras com os moradores. É claro q o Sabido sabia

    Moradores de rio das ostras ñ vendem seu voto, vote consiente.

  2. crime nenhum, se cada um fizesse sua parte, teríamos menas desigualdade, falar da fome é fácil, quero ver levar comida pra quem tem fome.

  3. que o candidato a prefeito tem aver com isso o vereado q dever ser esprica a justia ne verdade

  4. por isso que vote em quem ficou ao lado do povo, votou contra as 4 secretarias desse governo laranja poi isso em digo “TÔ COM NINI 20607 EESE É POVÃO”

  5. ele naum esta comprando voto ele esta mostrando que ajuda a populaçao e mt facil critica pois temos uma saude deficiente.

  6. uma vergonha para a nação riostrense que cara de pau laem de mintiroso e corupto compra voto tinha que dar cadeia,agora antes fazer e facil eu quero ver depois que ganha se a nossa saude e carente pq ele nesses mandato nao viu isto eu tentou melhora isto e desculpa estao fazendo o povo de bobo cadeia na cara dele….o povo quer justiça tre….pau nele…fala serio….engraçado que com tudo isto ai na cara o canalha ainda e eleito.este e brasil…..ai e mole….ate eu….queromos justiça…..

  7. bom dia familia brasileira cara de pau este neco como pode ai tre pau nele so o que queromos ver pau nele….que fazer pq nao fez neste quatro anos…obrigado….

  8. Esse tipo de politicagem ainda continua muito comum no Brasil, principalmente nas cidades do interior: Nada fazer para que nas próxima eleições o discurso seja “Se eleito eu farei”. O povo precisa se concientizar que Postos de Saúde, Escolas, Saneamento básico, etc. é obrigação do Estado e não favor. Os vereadores são eleitos para legislar e fiscalizar e não ficar cogitando votos de cabrestos pelos seus feitos públicos como troca de favores. Ainda bem que esse País está mudando.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s